Os alunos são estimulados a pensar, argumentar, desenvolver autonomia e criatividade. Os professores focam no aproveitamento máximo das aulas, que leva a um aprendizado efetivo.

Atividades Curriculares

O currículo do Ensino Fundamental II conta com as seguintes disciplinas:

• Língua Portuguesa
  • História
  • Desenho Geométrico
  • Geografia
  • Ciências
  • Educação Física
  • Inglês
  • Espanhol
  • Filosofia
  • Artes
  • Oficina: Qualidade de vida

Rotina

O Ensino Fundamental II tem 6 (seis) aulas diárias, tendo como aulas extra curriculares a oficina de Qualidade de Vida e Desenho Geométrico. A pontualidade do aluno é fundamental bem como sua assiduidade para o bom andamento dos trabalhos escolares, caso isso não ocorra os pais serão comunicados. Caso o aluno precise se ausentar da escola, os pais deverão comunicar a escola justificando a saída do mesmo.

Agenda escolar
A agenda escolar que o aluno recebe no início do ano é de uso obrigatório, pois ela servirá tanto de contato da família com a escola bem como é o espaço no qual os alunos poderão marcar suas tarefas e avaliações.

Método de Avaliação

Avaliação é parte fundamental do processo educativo, dentro do processo maior do Ensino Aprendizagem. É um momento privilegiado, fazendo parte do esforço e desempenho de cada um (a), presente no dia-a-dia para a verificação da eficácia da ação pedagógica,  constituindo um processo global, contínuo e cumulativo, no qual todos os integrantes estão continuamente buscando os mesmos objetivos.

• A avaliação da aprendizagem do aluno do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) é diagnóstica e quantitativa e se fará pelo seu desempenho em provas, exercícios variados, trabalhos individuais e de grupo, tarefas especiais, pesquisas, atividades em classe e extraclasse;
  • A avaliação da aprendizagem terá os registros sistematizados por meio de notas Bimestrais expressos em uma escala de 0 (zero) a 10,0 (dez).
    O ano letivo será organizado em quatro bimestres e o resultado da avaliação da aprendizagem será entregue, por meio de boletim, aos pais/responsáveis ao final de cada bimestre.
  • A Média adotada pelo Colégio é 6,0 (SEIS);
  • A composição da nota bimestral dos alunos do Ensino Fundamental II será organizada da seguinte maneira:   são realizadas duas provas (P1 e P2) escritas, por disciplina, durante o bimestre e cujo valor atribuído é de 7,0 (SETE) pontos cada
  • Serão realizadas atividades de casa, trabalhos individuais, em grupo, desempenho do aluno em sala de aula (TRABALHO), cujo valor atribuído é 3,0 (TRÊS) pontos;
  • Serão somadas as notas das duas provas (P1 e P2) o resultado é dividido por 2 (DOIS) e somado com os 3,0 (três) pontos do TRABALHO, obtendo a média bimestral;
  • Serão oportunizados estudos de recuperação e uma nova avaliação ao final de cada etapa para o aluno que não obtiver a média 6,0;
  • O aluno que não obtiver média anual igual a 6,0, em cada disciplina, será submetido a uma avaliação de recuperação final;
  • Será reprovado o aluno que, com média anual inferior a 6,0, não vier a participar do processo de recuperação final ou obtiver nesse processo média inferior a 6,0;
  • Além da pontuação mínima da escola (média 6,0), é necessário que o aluno tenha uma freqüência igual ou superior a 75% para obter aprovação (Lei N° 9394/96).

Segunda Chamada

Os alunos que não puderem comparecer às provas os pais deverão comparecer à secretaria do Colégio para preencher um requerimento, anexando os documentos exigidos, num prazo de até 48 horas após a realização da primeira chamada e pagar uma taxa. Se o requerimento for deferido, a prova será realizada. Casos de isenção da taxa de segunda chamada serão analisados pela coordenação

Aulas de Assistência

As aulas de assistência visam consolidar os conhecimentos e auxiliar os alunos em suas dúvidas.

Temos como objetivo oportunizar um atendimento diferenciado aos alunos que apresentam dificuldades que não foram superadas durante as aulas regulares, e aos alunos que desejam aprimorar seus estudos.

Essas aulas acontecem semanalmente, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Coordenadora Pedagógica: Vânia Cristina Moro