Atividades Extracurriculares

Handebol

A modalidade de handebol vem se desenvolvendo com uma fantástica velocidade, com os últimos resultados a escola Tradição já é referência na modalidade no município e na região, sendo a única escola de São José dos Pinhais com treinos específicos de handebol para seus alunos, valorizando-os ainda mais.

Futsal

O futsal é uma das primeiras atividades implantadas na Escola. Com muitos alunos praticantes, esta modalidade é um das mais procuradas. Além dos meninos, muitas meninas também procuram está prática. Prestes a tornar-se um esporte olímpico. O futsal é o hoje, o esporte mais praticado nas escolas no Brasil.

Iniciação Esportiva

Através da iniciação esportiva buscamos proporcionar em nossos alunos a pratica das habilidades motoras fundamentais através de jogos e brincadeiras educativas, alem de uma serie de novas vivencias motoras e cognitivas. Desenvolver a integração, promover a cooperação e a socialização entre os alunos.

Ginástica Rítmica

A Ginástica Rítmica envolve movimentos de corpo e dança de variados tipos e dificuldades, realizados em harmonia com a música e combinadas com o manejo de aparelhos próprios: corda, arco, bola, maças e fita. Este esporte desenvolve graça e beleza em movimentos criativos que são traduzidos através de expressões pessoais e possui uma forma artística que proporciona prazer e satisfação estética aos que praticam e assistem.

Balé Clássico Infantil

A aula de balé clássico tem como objetivo principal a descoberta da musicalidade, o desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio e ritmo. A criança aprende as primeiras posições e posturas corretas para a dança através de exercícios diversos. Desta maneira a criança tem seu primeiro contato com as técnicas clássicas através de atividades lúdicas e divertidas levando em consideração seu mundo imaginário e fantasias, além de sociabilizar e despertar a auto-confiança e o respeito pelos colegas.

Jazz

A dança jazz infantil é energética e expressiva, além de ser uma grande diversão, ajuda a melhorar a coordenação. Grande parte das danças que se vê em musicais, filmes e vídeos populares é o jazz. Com muita influência dos espetáculos da Broadway, juntamente com o sapateado americano é sempre uma opção para um estilo livre e bem humorado. O Jazz é uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo improviso, apresentando uma descendência que pode ser traçada nas suas origens africanas. Tem certas características marcantes, numa explosão de energia que irradia de todo o corpo e um ritmo pulsante, dando o balanço certo e a qualidade do movimento.

Capoeira

Capoeira é um grande instrumento utilizado como meio de educação, seja na sociabilização entre alunos, exercício de cidadania, no desenvolvimento de capacidades físicas, sendo uma importante ferramenta na execução de movimentos motores. A capoeira na pré-escola é um grande atrativo por possuir atividades motivantes, brincadeiras, de uma maneira lúdica, respeitando a sua faixa etária de desenvolvimento, sem sobrecarga de exercícios, apenas movimentos com a carga do seu próprio.

Arte marcial de origem brasileira, a capoeira tem também importância cultural para nossas crianças, por fazer parte da história da colonização em nosso país.

Na prática da capoeira, a criança através de golpes específicos, percebe seu corpo no espaço ao som das músicas e dos outros instrumentos (berimbau, pandeiro, atabaque) e da vibração das palmas dos que participam da roda. A programação das aulas de capoeira foi elaborada com brincadeiras, circuitos de exercícios, musicalização, ritmo, buscando o enfoque da origem da capoeira, fundamentos de movimentos, com o objetivo de resgatar o valor histórico da nossa cultura.

Lembrete:

Lembramos os senhores pais que conforme estabelecido na reunião do inicio de ano, não é permitido assistir os treinamentos e aulas extracurriculares, para uma maior concentração dos alunos.